E-MAILS FRAUDULENTOS DE PHISHING
O phishing é uma tentativa de roubo de informações pessoais ou acesso ilícito a contas online através de emails, mensagens ou anúncios falsos, bem como sites que parecem ser semelhantes aos sites que já usa.
É de realçar que estes acessos podem incluir as suas contas bancárias e outras plataformas tais como o Portal das Finanças, Segurança Social, entre outros que possam ser usados para o prejudicar.
O conteúdo das mensagens de phishing podem :
- Pedir as suas informações pessoais ou financeiras.
- Pedir que clique em links ou transfira software.
- Roubar a identidade de uma empresa ou instituição conhecida, como o seu banco, CTT, operador de telecomunicações etc…
- Roubar a identidade de alguém que conhece, como um familiar, amigo ou um colega.
ATAQUES DE RANSOMWARE COM ENCRIPTAÇÃO DE INFORMAÇÃO E PEDIDO DE RESGATE
Os ataques de “ransomware” são dos maiores pesadelos para as empresas.
Já imaginou chegar a sua empresa e descobrir que deixou de ter acesso aos seus ficheiros?
São conhecidos diversos ataques que recentemente assolaram grandes instituições, nomeadamente a Vodafone, Grupo Impresa, Hospitais e clínicas…
Os Hackers procuram diariamente falhas de segurança e assim que identificam uma, utilizam-na para entrar nos seus equipamentos e encriptar toda a sua informação exigindo depois resgates altíssimos pagos em Bitcoins.
Essas falhas de seguranças geralmente são resolvidas através de atualizações que os programadores responsáveis disponibilizam, normalmente antes das vulnerabilidades se tornarem públicas. Por isso manter os softwares dos seus servidores e computadores sempre atualizados é de extrema importância para evitar malwares do tipo Ransomware.
TELEFONEMAS FALSOS EM NOME DA MICROSOFT
Tem-se vindo a notar um aumento de telefonemas fraudulentos, em nome da empresa Microsoft, que incentivam as vítimas a instalarem programas maliciosos no seu computador, com a intenção de roubar informações ou encriptar o conteúdo.
Na melhor das hipóteses, os autores destes esquemas fraudulentos estão a tentar que lhe pague para “resolver” um problema inexistente no seu dispositivo ou software. Na pior das hipóteses, estão a tentar roubar as suas informações pessoais ou financeiras.
É importante que tenha em mente o seguinte:
A Microsoft não faz chamadas telefónicas nem envia mensagens de e-mail não solicitadas. Qualquer comunicação com a Microsoft tem de ser iniciada pelos utilizadores.
“Se não nos pediu, não lhe ligaremos para oferecer suporte.”
Garanta que a sua empresa está segura connosco.